quinta-feira, 13 de junho de 2019

IFRN de Currais Novos participará da FENECITI apresentando novas receitas de queijos, laticínios e bebidas como a Ginger Beer e o Kombuchá

O campus do IFRN de Currais Novos irá apresentar durante a FENECITI – Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – as novidades na fabricação de queijos além de outros produtos desenvolvidos pela Usina de Alimentos que fica nas instalações da instituição de ensino. Entre as inovações da usina-escola serão apresentados laticínios, como iogurtes incrementados com ingredientes regionais – mel, polpa do umbu e goiaba – e queijos especiais, como o queijo de coalho defumado, queijo do reino e queijo gouda.

Um grupo de treze alunos do Instituto Federal projetou uma bebida fermentada e gaseificada à base de abacaxi e gengibre, que ganhou o nome de Ginger Beer de Abacaxi. Foram utilizados resíduos agroindustriais do abacaxi com objetivo de agregar mais aroma e sabor à bebida, bem como aproveitar as cascas e talos do fruto que são desperdiçados pelas fábricas de polpa de fruta da região.

Outra inovação que poderá ser conhecida na Feira será o Kombuchá, uma bebida originalmente produzida a partir de uma mistura de chá preto ou chá verde, açúcar e uma cultura de levedura e bactérias. Além do potencial probiótico, várias outras propriedades benéficas à saúde vem sendo atribuídas ao seu consumo, como o efeito antimicrobiano, antioxidante, anticancerígeno, antidiabético, também utilizada no tratamento para úlceras gástricas e colesterol alto.
(mais…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Internos da Penitenciária de Caicó ingressaram no Ensino Superior por meio do Enem

Dois internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte que cumprem pena na Penitenciária Estadual do Seridó (PES), em Caicó, tiveram ...