sábado, 2 de março de 2019

Número de homicídios em fevereiro diminuiu mais de 40% no Rio Grande do Norte.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (SESED/COINE) divulgou, neste sábado (02), que o número de homicídios contabilizados em fevereiro de 2019 apresentou uma redução recorde de 42,7% em relação ao mês de fevereiro de 2018. Em fevereiro deste ano foram 102 condutas violentas letais intencionais (CVLIs), comparadas a 178 do ano anterior. Além disso, fevereiro de 2019 não apresentou nenhuma ocorrência de feminicídio.
Tal redução é resultado de um trabalho integrado e fundamentado na lógica da análise criminal e na liderança proativa, que conta com o trabalho do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO) e do Ministério Público Estadual. Um outro fator que contribuiu para a redução foi a deflagração da Operação Verão.
Nas informações acumuladas dos dois primeiros meses, as reduções se mostram significativas contrapondo 388 CVLIs em 2018 a 232 em 2019, o que resulta em 156 vidas poupadas em 2019 em relação a 2018. Os números proporcionais também apresentam a menor incidência de CVLIs na série histórica desde 2015.
O sistema de coleta de dados é a Metodologia Metadados, que se baseia em preceitos técnicos, utilizando em seus pilares indicadores internacionais como o Protocolo de Bogotá, por exemplo. Com isso, busca-se sempre a valorização do estudo científico e da transparência de informações públicas, permitindo que os dados estejam em constante auditagem.
Destarte, a atual gestão renova seu compromisso em publicizar dados e informações corretas e com credibilidade, tornando possível todo um congraçamento com a sociedade potiguar em busca de um Rio Grande do Norte de paz e de oportunidades.
Ivenio Hermes Thadeu Brandão Ramiro Júnior Sáskia Hermes Josineide Batista Cindy Damaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rebeka Linhares, Transexual atingida por tiros em Afonso Bezerra reage bem a cirurgia e está fora de perigo.

postado por Após reagir a uma tentativa de um homicídio contra uma amiga  e ser atingida por três tiros na ultima sexta-feira (15) na c...