sexta-feira, 6 de julho de 2018

No RN, projeto seleciona sêmen para garantir escolha do sexo do animal


Imagine a vantagem de poder escolher o sexo de toda a prole dos animais. Isso será possível para os criadores que aderirem ao projeto GenePotro, que está trazendo para o Rio Grande do Norte uma das mais modernas técnicas mundiais de reprodução de equinos: a sexagem de sêmen, que até meados do ano passado ficava restrita aos Estados Unidos, detentores da técnica. O sêmen sexado é o esperma que foi separado para conter material capaz de produzir na égua reprodutora uma prole exclusivamente masculina ou somente feminina. A técnica foi tema de uma palestra, proferida pelo médico veterinário paulista Luiz Fleury, durante o lançamento do projeto.

Pelo programa, o criador poderá adquirir de uma a até dez doses de sêmen sexado, com um investimento que varia de R$ 900 a R$ 9 mil para o produtor. O restante é todo subsidiado pelo projeto – 70% do custo total da técnica – via programa Sebraetec. O participante pode tanto enviar o sêmen já ejaculado do animal de sua preferência ou fazer a coleta na Central BompastO. No local, o sêmen será processado conforme os interesses do proprietário.
(mais…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abelardo Rodrigues retorna à Prefeitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de deferir o recurso impetrado do prefeito Abelardo Rodrigues e ele volta ao cargo. "Defiro a...