segunda-feira, 2 de julho de 2018

‘Delações são terríveis, mas indispensáveis’, diz ministro Marcelo Navarro


Dois anos após ser alvo da delação do ex-senador Delcídio Amaral, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas concedeu, pela primeira vez, uma entrevista a jornalista Bela Megale do O Globo. Com base na delação de Delcídio — ele disse que o ministro teria sido indicado por Dilma Rousseff com o compromisso de dar habeas corpus e recursos favoráveis a empreiteiros como Marcelo Odebrecht —, Ribeiro Dantas foi investigado por suspeita de obstrução de Justiça.

A PF, no entanto, não encontrou provas, e o inquérito foi arquivado no ano passado pelo ministro Edson Fachin, atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República. Mesmo assim, Ribeiro Dantas classifica as delações como “instrumentos terríveis, mas indispensáveis”.

O senhor foi alvo de uma delação premiada. Qual sua opinião sobre o instituto?

As delações são um instrumento terrível. Não sou propriamente contra elas, mas não me são simpáticas porque você usa aquilo que há de pior no ser humano, o desespero, a necessidade de tentar sair de uma situação, colocando outro que participou da empreitada criminosa dele, ou não, no fogo. Mas reconheço que é um instrumento de política criminal hoje indispensável.

Qual é o maior problema das delações?

Quando vaza uma delação, apesar de os casos serem, em sua maior parte, sigilosos, o alvo é exposto. Muitas vezes as afirmações não se comprovam. O processo finda com o delatado não sendo processado ou sendo absolvido, mas a vida dele já foi prejudicada.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA CLICANDO NO LINK: https://oglobo.globo.com/brasil/delacoes-sao-terriveis-mas-indispensaveis-diz-ministro-do-stj-que-foi-investigado-22842482

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos nosso blog deseja a nosso amigo cantor Paulinho felicidades que Deus te abençoe sempre

Hoje o dia é dele amigo cantor Paulinho que Deus te abençoe a cada dia receba os parabéns de todos do nosso blog e de sua família felicidade...